O gengibre e sua ação anti inflamatória



O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir os sintomas de doenças inflamatórias. Ele contém compostos como gingerol, que têm demonstrado efeitos anti-inflamatórios em estudos científicos.

Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Medicinal Food em 2005 mostrou que o gingerol tem potencial para reduzir a inflamação associada a condições como artrite e doenças cardiovasculares. Outro estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2014, descobriu que o gingerol pode ajudar a reduzir a inflamação intestinal . 

Esses são apenas alguns exemplos, e a pesquisa sobre o gingerol e seus efeitos está em andamento, com mais estudos sendo realizados para entender melhor seus benefícios para a saúde. 
Além disso o gengibre possui ação:


1-  Para aliviar dores musculares e articulares.

2-  Reduzir náuseas e vômitos.

3-  Estimular a produção de enzimas digestivas, aliviando sintomas como indigestão e cólicas.

4 - Suas propriedades antioxidantes podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças.

5 - Ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de melhorar a circulação sanguínea.

6 -Contém compostos antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, ajudando assim a prevenir doenças crônicas e o envelhecimento precoce.

Eu particularmente gosto de consumir chá de gengibre, ou batido com frutas em sucos e ainda lasquinhas na garrafa de água para saborizar.
 
No entanto, é importante consumir gengibre com moderação, especialmente para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes ou têm problemas de saúde específicos, e sempre consultar um médico antes de fazer grandes mudanças na dieta.

Comentários